A oncologia veterinária é a área responsável por diagnosticar e tratar câncer em pequenos animais. É uma especialidade que tenham ganhado destaque devido ao aumento da ocorrência de problemas oncológicos nos animais, resultado da vida mais longa desses pets. O câncer é uma das principais causas de morte em cães e gatos, por isso, o profissional que deseja atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença, precisa se especializar. Só assim conseguirá identificar o tipo, a causa exata e o tratamento mais indicado em cada caso.
Atualmente, o câncer é um dos principais motivos para o óbito de animais de pequeno porte. Dessa forma, é preciso ficar atento aos fatores que podem ocasionar a doença, são eles:
Idade avançada;
Diversas mutações;
Exposição do pet ao sol ou produtos químicos;
Animais com infecções virais de diferentes naturezas.
Mesmo que existam diversos fatores que podem desencadear o surgimento de câncer em pequenos animais, em grande parte dos casos os motivos do aparecimento desse tipo de complicação são genéticos e ocorrem ao longo da vida do animal.
Entre os principais tipos de câncer em pequenos animais, podemos destacar:
Câncer de mama: trata-se de caroço nas glândulas mamárias, ele é muito comum em fêmeas não castradas ou que passaram por esse procedimento tardiamente.
Tumores cutâneos: animais despigmentados sofrem mais com esse tipo de câncer, ele é desencadeado em função da exposição frequente a luz solar e se manifesta internamente ou na pele do pet.
Hematopoiéticos: atingem as células formadoras de tecido sanguíneo, ele pode ocasionar linfomas e leucemias nos animais.
Câncer de pele: É desencadeado em função da excessiva exposição ao sol e outros fatores.
As modalidades de tratamento empregadas nos pacientes oncológicos são: cirurgias, quimioterapia, eletroquimioterapia, radioterapia.